As características típicas desta idade são:

Grande energia física: temos que desviar essa energia para atividades onde elas sejam gastas tornando mais suave à disciplina da Alcatéia como um todo.
Gosto pela natureza e o ar livre: a medida que a criança aprende a observar uma flor, a cor da asa da borboleta, ouvir o canto dos pássaros, ela se sente pertencente a esse meio. Ela passa então a perceber o quanto cada ser é importante na corrente da terra.

Imaginação: a criança nesta fase é capaz de transformar gravetos em espadas, jornais em tapetes mágicos. Ela se identifica ainda com os super-heróis. Devemos como velhos lobos extrair o que há de bom nestas figuras, pois é através disto que eles conseguirão mais tarde distinguir o bem do mal e conscientemente escolher o bem como meta.

Egocentrismo: por serem tratados pelos adultos como centro das suas atenções as crianças se acham como o centro do mundo. Ao chegarem na Alcatéia eles terão que dividir a atenção dos chefes com os outros lobinhos e isso pode ser um impacto forte para eles.
Medir suas potencialidades: tudo é novo e a cada dia ele se descobre mais forte, mais livre, o desafio passa a ser constante. À medida que a criança vence os desafios que ela mesma se propõe, vai fortalecendo em si a autoconfiança.

Bom humor: é predominante na maior parte do tempo. O lobinho facilmente esquece um machucado ou uma briga se lhe oferecemos carinho e atividade. Estas características são desenvolvidas através da formação que o lobismo proporciona. Os jogos, por exemplo, estimulam a sua grande energia física e a possibilidade de medir suas potencialidades.
Através das estórias estimulamos sua imaginação; os acantonamentos e excursões proporcionam o contato com a natureza. E no dia a dia da Alcatéia, através de suas leis, desenvolvemos o bom humor e o egocentrismo.
Enfim, o propósito do lobismo é contribuir para que o lobinho possa vir a se tornar um jovem responsável pelo seu próprio desenvolvimento, ajudando-o a desenvolver suas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário