O 74º Grupo Escoteiros Pedra Grande tem sua sede localizada no Parque Edmundo Zanoni em Atibaia-São Paulo.

Atividades aos Sábados de 15:00 as 17:00

Sistema de Semáforas:




Sistema de Semáforas:


O Sistema de Semáfora por bandeirolas é usado com eficiência quando a distância entre o transmissor e o receptor é pequena. Nas grandes distâncias, só excepcionalmente deve-se usá-lo. Durante o dia, as mensagem não codizadas devem ser transmitidas por semáfora, sempre que possível.

Neste sistema, são utilizadas duas bandeirolas iguais à bandeira ONDA do regimento de bandeiras, com as dimensões de 50 x 50 centímetros de comprimento.

Para a apresentação das letras do alfabeto, dos algarismos e das indicações de pausa, anulativo, atenção, numeral e alfabético, são utilizados 30 posições mostradas na figura acima...

Os algarismos e números são feitos com as mesmas posições correspondentes às letras. A. B. C. D. E. F. G. H. I. e K precedidas porém da posição «numeral». A posição alfabético, que é a mesma da letra J, feia após ter sido transmitido algarismo ou número, indica que os sinais que se seguem são letras novamente

As letras acentuadas são transmitidas com um ligeiro aceno de uma ou das duas bandeirolas, conforme a letra seja feita com uma ou com duas bandeirolas; assim para transmitir É, deve ser feita a letra E seguida do aceno da bandeirola do braço eesquerdo; Ú deve ser transmitida a letra U seguida do aceno das duas bandeirolas

Para transmitir letras duplas, por exemplo RR, deve ser transmitida a letra, braços na posição de pausa e em seguida outro R.

O Ç é transmitido com se fôsse uma letra acentudada. O Til é transmitido da seguinte maneira: nas palavras terminadas em O ou E, por exemplo NÃO, faz-se o N, depois o A e em seguida o O; nesta posição conserva-se firme o braço esquerdo e, com o direito, dá-se uma rotação de 360º movendo só o pulso. Nas palavras terminadas em à (como manhã) transmitem todas as letras da palavra, e depois feito o Último A dá-se a rotação de 360º com o pulso, na posição de trasmissão do A. Nas palavras terminadas em ÕES a convenção é a mesma usada nas terminadas em O e E. A separração (II) é feita repetindo-se a Pausa duas vezes.

Com o fim de facilitar a leitura das letras, algarismo e símbolos, que correspondem às determinadas posições semafóricas, o trasmissor deverá escolher uma posição bem destacadas em relação ao lugar onde estiver o receptor, e que se proteje sobre um fundo que ofereça um bom contraste. Em geral, o céu é o melho fundo, exceto quando o sol estiver pelas costas do trasmissor. O transmissor deve se manter em posição de firmeza e procurar coservar os braços bem destendidos no prolongamento deles as hastes das bandeirolas.

Nenhum comentário: