Uma delas, provavelmente a mais relevante de todas, é a proposta contida na Lei Escoteira, que reúne os valores essenciais do projeto educativo do Escotismo.
O Método Escoteiro propõe o desenvolvimento da personalidade em todos os seus aspectos. Quando surge a puberdade, os jovens iniciam um longo caminho em busca de seu projeto de vida, que só consolidarão depois de terminada a adolescência. Para chegar até ele, terão que passar pouco a pouco da dependência infantil à autonomia adulta, formar sua imagem de si mesmos e construir sua própria identidade.
Essas tarefas não dependem, apenas, de sua história pessoal e familiar, de suas condições individuais e das circunstâncias de sua vida, mas também dos valores pelos quais fazem sua opção. Por isso o Movimento Escoteiro lhes apresenta um conjunto de ofertas relevantes que submete a sua livre escolha.
Outra oferta, não menos significativa do que a anterior é o convite ao jovem para que desenvolva de forma equilibrada todas as dimensões de sua personalidade. É um convite para explorar as riquezas de suas possibilidades e para ser um homem ou uma mulher no sentido pleno.
Para alcançar esse propósito, distinguimos as áreas de desenvolvimento que consideram a variedade de expressões da pessoa e a ordenam com base na estrutura da personalidade:
O desenvolvimento físico
O desenvolvimento intelectual
O desenvolvimento do caráter
O desenvolvimento afetivo
O desenvolvimento social
O desenvolvimento espiritual
Nenhum comentário:
Postar um comentário